Têm vários nomes: bolos de perna, ferraduras e bolos de casamento.
Era de tradição as noivas das aldeias, na véspera do seu casamento oferecerem aos vizinhos uma travessa de arroz doce e bolos de perna. Na minha família fazem-se todos os anos, e cozem-nos em forno de lenha, ficam ainda melhores! Para além de deliciosos, os bolos de perna mantêm-se durante meses!
Para---60 bolos
1 Kg de farinha--600 g de açúcar--1 colher de chá de fermento royal--50 g de fermento inglês--125 g de manteiga--Sal q.b--Raspas de dois limões--Gemas de ovo--Água
Numa tigela grande (ou alguidar) dissolve-se o fermento royal e o fermento inglês com 0.3 dl de água morna (mais ou menos 0.3dl).Depois de bem dissolvido, junta-se aos poucos a farinha, o açúcar, as raspas de limão, o sal e a manteiga derretida, amassa-se com as mãos até formar uma bola que se solta do alguidar.A massa fica pronta para moldar quando se tirar um pedacinho e este não se colar ás mãos.Se necessário, utilizar mais um bocadinho de farinha para ajudar a massa a soltar-se do alguidar.Os bolos moldam-se em pequenas bolas em forma de ferradura e pincelam-se com gema de ovo.Vão ao forno e retiram-se quando estiverem com uma cor parecida com a da fotografia.
Sem comentários:
Enviar um comentário