sexta-feira, 28 de junho de 2019

Empadão de Bacalhau

Ingredientes:
Bacalhau cozido e lascado q.b.
Espinafres do campo q.b.
Batatas q.b.
1 cebola grande em rodelas
100 g de bacon em pedaços pequenos
1 pimento vermelho
1 pimento verde
1 pimento amarelo
alho em pó, pimenta, pimentão vermelho, sal
azeitonas q.b.
azeite q.b.
salsa q.b.
leite q.b.
1 colher de sopa de manteiga
2 + 1 ovos
3 colheres sopa de maisena
1 colher café de noz moscada

Num Wok coloca-se a cebola, bacon com azeite ao lume e leva-se a refogar um pouco. Em seguida junta-se os pimentos laminados com cerca de 1 dedo de espessura. Mexe e deixa-se murchar tapando com uma tampa durante 10 minutos. É preciso mexer de quando em quando e verificar se não precisa de um pouco de água. Tempera-se com sal, pimenta e alho em pó e pimentão. Junta-se em seguida os espinafres e deixam-se cozinhar. Reserva-se.
Entretanto num tacho coloca-se para cozer bacalhau e as batatas. Tudo junto porque eles não se zangam e poupa-se no lavar da loiça se for só um tacho. Quando cozido retira-se o bacalhau que vai ser lascado ou desfiado, consoante o tipo de bacalhau. O meu até deu para lascar pelo que os pedaços que se comiam eram grandes. As batatas desfazem-se grosseiramente com um garfo de modo a ficarem quase em puré mas ainda com pedaços mais sólidos. Mistura-se o leite com a farinha maisena, a manteiga e os ovos e deitam-se sobre o puré de batata. Tempera-se com sal (se for necessário) e noz moscada. Reserva-se.
Num pirex (no meu caso foi mesmo um tabuleiro de inox) barra-se com manteiga. Junta-se uma camada de batata, seguida de uma de legumes (pimentos, cebolas e espinafres) e outra de bacalhau. Cobre-se a última com batatas. Pincela-se com ovos batido e efeita-se com azeitonas. Vai ao forno para cozinhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário